Glossário

Apuração do Resultado de Incorporação e Venda de Imóveis


A receita, bem como custos e despesas relativas à atividade de incorporação são apropriadas ao resultado ao longo do período de construção à medida da evolução financeira das obras (Método PoC - Percentage of Completion Method), medindo-se o percentual de custos incorridos em relação aos custos orçados. Desta forma, parte substancial da receita de incorporação relativa a um período reflete a apropriação de vendas contratadas anteriormente.


Estoque a Valor de Mercado


Valor financeiro das unidades lançadas em estoque, ao preço de mercado.


Gastos com Vendas a Apropriar


Representam gastos relacionados à montagem de "stand de vendas", apartamentos modelos e respectivas mobílias para as unidades ainda não vendidas, diretamente relacionadas com cada empreendimento. Esses gastos são reconhecidos no resultado com base no método do custo incorrido em relação ao custo orçado total.


Land Bank


Banco de Terrenos para futuros empreendimentos, adquiridos em dinheiro ou através de permutas física ou financeira.


Permuta Financeira


Sistema de compra de terreno pelo qual o dono do terreno recebe um determinado percentual da receita do empreendimento a ser construído.


Permuta Física


Sistema de compra de terreno pelo qual o dono do terreno recebe um determinado número de unidades.


Receitas de Vendas a Apropriar


As receitas a apropriar correspondem às vendas contratadas, cuja receita é apropriada em períodos futuros em função do andamento da obra.


Resultados de Vendas de Imóveis a Apropriar


Em função do crédito de reconhecimento de receitas e custos, que ocorre em função da evolução financeira de obra, reconhecemos a receita de incorporação de contratos assinados em períodos futuros. Desta forma, o saldo de Resultados de Vendas de Imóveis a Apropriar corresponde às vendas contratadas menos o custo orçado de construção destas mesmas unidades, a serem reconhecidos em períodos futuros.


Velocidade de Vendas (VV)


[Vendas de lançamentos do período / VGV dos lançamentos do período, liquidos de permuta física].


Vendas sobre Oferta (VV)


[Vendas Contratadas do período / (Estoque no início do período + Lançamentos líquidos de permuta física do período)].


VGV ou Volume Geral de Vendas


Valor obtido pela venda da totalidade das Unidades de um empreendimento imobiliário, não significando, portanto, receita, lucro líquido ou qualquer outra medida contábil aceita de acordo com o BR GAAP.


Vendas Contratadas


Representa cada contrato resultante de vendas de unidades durante certo período de tempo, incluindo unidades em lançamento. As vendas contratadas serão reconhecidas como receitas de acordo com andamento das obras (Método PoC - Percentage of Completion Method).


Última Atualização em 26 de Setembro de 2013