Código de Conduta

ABRANGÊNCIA


Este Código aborda temas importantes que fazem parte da forma de agir e de conduzir os negócios da CR2 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S/A ("CR2"), seja em suas relações com o público interno e/ou externo, aplicando-se a todos os colaboradores, estagiários, prestadores de serviços e parceiros.


FUNDAMENTOS CORPORATIVOS


Ética


Mantemos uma relação ética e transparente em todos os níveis de relacionamento, seja com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, acionistas e governo. Nós acreditamos que a prática dos padrões éticos e morais, assim como observação das normas legais em vigor garantem nossa credibilidade nos mercados em que atuamos.


Resultados


Mantemos o foco em resultados crescentes e duradouros para nossos acionistas. O lucro é o que atrai investidores, gente boa e oportunidades, mantendo a máquina rodando.


Qualidade


Estamos sempre atentos à implementação de novas tecnologias para obter a qualidade do desenvolvimento de nossos negócios, garantindo fortalecimento da relação empresa - cliente.


Pessoal


Buscamos atrair, reter e manter as melhores pessoas, sempre comprometidas com nossas metas, valores e com a satisfação de nossos clientes, garantindo o fortalecimento da relação empresa - cliente.


Custos


Fazer mais com menos é um desafio que assumimos em busca de obter maior lucratividade. Para isso, atuamos com rígido controle de custos e mantemos nossa gente alinhada a esta nossa preocupação.


POLÍTICA DE QUALIDADE


Colaboradores


Os colaboradores são os representantes diretos da empresa junto a seus diversos públicos de relacionamento, os quais buscam solucionar problemas, criar e inovar de forma contínua o nosso negócio. A empresa promove um ambiente de trabalho sustentado por seus valores e orientado por condutas que estimulam a transparência, o fácil acesso às hierarquias e o foco no resultado. Para tanto, acreditamos ser necessário:


  • tratar todos os colaboradores com dignidade e respeito;
  • não ser preconceituoso em relação à raça, sexo, cor ou religião;
  • não permitir assédio, moral e/ou sexual, em qualquer relação;
  • não contratar familiares de colaboradores em 1º grau - pai, mãe, filhos(as), irmãos(ãs), cônjuges, primos(as), tios(as) e sobrinhos(as);
  • não admitir relação de liderança/subordinação entre colaboradores com relacionamento afetivo ou amoroso, sendo que, nesses casos, é recomendável que colaboradores com envolvimento afetivo ou amoroso não trabalhem na mesma área;
  • contratar pessoas de acordo com a sua capacidade para executar o trabalho estabelecido;
  • proporcionar aos colaboradores remuneração e benefícios competitivos;
  • promover profissionais exclusivamente com base no mérito individual;
  • proteger a confidencialidade dos dossiês de colaboradores;
  • zelar pelo cumprimento das leis, das convenções e dos acordos coletivos;
  • propiciar aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro, com condições adequadas e satisfatórias para o exercício de suas funções;
  • ter a consciência de que o consumo excessivo de álcool, drogas e práticas de jogos de azar pode acarretar em vícios, prejudicando o desempenho das atividades, como também a sua vida e o ambiente de trabalho;
  • não consumir bebida alcoólica durante o expediente, bem como estar sob efeito desta durante a jornada de trabalho;
  • ter conhecimento de que o uso ou porte de drogas ilícitas pode ser considerado crime;
  • ser responsável pelo uso correto de ativos da CR2, a fim de evitar danos, manejo inadequado, perdas e extravio;
  • não realizar manifestação e/ou campanha política, sindical ou religiosa nas dependências da CR2, assim como não utilizar seus ativos para tais fins;
  • utilizar todos os bens ou instalações exclusivamente para atividades comerciais da CR2, sendo expressamente proibido o uso de recursos financeiros, serviços ou ativos da CR2 para qualquer fim ilícito ou impróprio;
  • não se beneficiar de informações privilegiadas (insider information) para venda ou compra das ações diretamente ou por intermédio de terceiros. O uso indevido dessas informações é ilegal e pode resultar em sanções cíveis, administrativas e criminais;
  • preservar o patrimônio da empresa, não o utilizando para benefício próprio;
  • evitar o exercício de atividades que estejam ou aparentem estar em conflito com os interesses da CR2;
  • não manter negócios próprios ou atividades que tirem o foco e esforço do trabalho na CR2;
  • não aceitar, de forma alguma, favores referentes ao fornecimento de materiais ou serviços de nossos fornecedores;
  • todos os colaboradores da CR2 são encorajados a relatar quaisquer comportamentos ilegais, não éticos ou inadequados em processos de cotação ou aquisição de bens e serviços para a CR2.


Clientes


Nossos clientes são o nosso bem mais precioso, motivo pelo qual devemos sempre buscar superar suas neces s idades e expectativas, atuando com pró-atividade, criatividade e inovação na solução de problemas. Nossa relação com os clientes deve se pautar na honestidade e transparência, como forma de honrar o vínculo de confiança que depositam na CR2, devendo ser observados os seguintes princípios:


  • trabalhamos focados em resultados e o melhor resultado que podemos atingir é a satisfação total de nosso cliente;
  • a CR2 garante seu sucesso através da oferta de produtos de qualidade e busca pela melhoria contínua de seus processos, que vão desde o lançamento até a entrega do empreendimento, sendo certo que, em todas as etapas, a empresa observa a legislação vigente, bem como instrumentos firmados junto aos clientes;
  • buscando oferecer um atendimento diferenciado e qualificado, a empresa oferece aos seus clientes serviço de apoio e suporte nas fases de conclusão das obras e entrega das chaves, prestado por assistentes sociais, os quais são instruídos pelos colaboradores e aptos a fornecer total assistência e suporte aos clientes, se encontrando à disposição nos stands de venda de empreendimentos voltados ao segmento de baixa renda;
  • novos conceitos, tecnologias e recursos humanos são agregados o tempo todo para o fortalecimento da relação empresa-cliente;
  • devem ser respondidas e analisadas todas as questões levantadas pelos clientes em prazo compatível com suas expectativas e necessidades;
  • não é permitido agir de forma desrespeitosa com o cliente, utilizar palavras ofensivas ou fazer julgamentos. Estas atitudes são passíveis de punição;
  • não existem condições privilegiadas no atendimento aos clientes, independente da sua posição no mercado ou por influência de colaboradores da CR2;
  • a CR2 cuida para que seus parceiros respeitem as informações dos clientes, adotando políticas de privacidade e confidencialidade;
  • não é permitido o uso do nome da CR2 para benefício próprio junto aos nossos clientes;
  • o envio de mensagens eletrônicas a grupos de clientes não é permitido, exceto por ações programadas e aprovadas pela Diretoria da CR2.


Fornecedores


Fornecedores são muito importantes para o negócio da CR2 e devem ser tratados com respeito e de forma imparcial. Reforçamos alguns princípios básicos para o processo de aquisição de materiais e serviços que formalizam os compromissos éticos nas nossas relações com os fornecedores:


  • a seleção e a contratação de fornecedores são realizadas com base em critérios técnicos, profissionais e éticos, que envolvem tomadas de decisão baseadas exclusivamente em preço, qualidade, quantidade, entrega e assistência;
  • orçamentos são feitos de forma clara e justa para todos os fornecedores participantes de concorrências;
  • nenhum colaborador da CR2 poderá participar de decisões referentes à seleção de fornecedores, nem as procurarão influenciar, caso detenham interesses financeiros em tais fornecedores ou neles tenham efetuado qualquer tipo de investimento;
  • a CR2 respeita e cumpre rigorosamente a legislação do país em todas as suas áreas de abrangência, reservando-se o direito de não contratar serviços ou ter relacionamento comercial com empresas, entidades ou instituições que não obedeçam à legislação vigente e/ou aplicável a sua atividade, inclusive a trabalhista e a ambiental;
  • é imprescindível o comprometimento de todos os fornecedores no cumprimento dos contratos de forma ética e na garantia de confidencialidade das informações;
  • nenhum fornecedor contratado pela CR2 tem autorização para falar com a imprensa sobre projetos que realizou, está realizando ou realizará para a CR2, tampouco fornecer informações e/ou ser fonte de matérias sobre a CR2;
  • todos os fornecedores da CR2 são encorajados a relatar quaisquer comportamentos ilegais, não éticos ou inadequados em processos de cotação ou aquisição de bens e serviços para a CR2;
  • não é permitido usar termos de contrato ou outras formas de comunicação ambíguas para obter vantagem em relação à outra parte;
  • é proibido possibilitar que personalidades e amizades influenciem nas decisões de compra;
  • não é permitido o relacionamento entre colaboradores e fornecedores que denote interesses econômicos e/ou financeiros relacionados a fornecedores caso esse interesse possa influenciar ou parecer influenciar as ações executadas por eles em nome da CR2.


Acionistas e Mercado de Capitais


A CR2 conduz seus negócios visando o bom relacionamento com seus acionistas e investidores, baseado em comunicação precisa e transparente, que permita o acompanhamento do desempenho da CR2. Assim, entendemos ser preciso:


  • conduzir os negócios da CR2 visando assegurar os interesses dos nossos acionistas e investidores, ao mesmo tempo mantendo a segurança financeira de nosso negócio;
  • empenhar-se em agir de acordo com o interesse de nossos acionistas e investidores, informando-os, através da área competente, imediatamente sobre as principais ações ou decisões, visando constante atualização a respeito da CR2;
  • garantir um bom relacionamento com nossos acionistas, independente da quantidade de ações que sejam titulares, observadas as prescrições legais;
  • divulgar todas as informações e documentos relevantes, assegurando aos acionistas e investidores amplo acesso às informações no portal de Relação com Investidores da empresa, sempre disponibilizando todos os documentos em português e em inglês;
  • a política de divulgação de informações da empresa segue as regras do mercado, tais como da Companhia de Valores Mobiliários (CVM) e da Bolsa de Valores , Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) , sendo certo que nossos acionistas e investidores são informados pelos canais apropriados sobre as principais ações ou decisões, sendo reforçado aos colaboradores (i) a necessidade de observância e o cumprimento desta política, destacando períodos com restrição para negociação de ações, (ii) impossibilidade de obtenção de benefícios através do uso de informações privilegiadas para venda ou compra das ações diretamente ou por intermédio de terceiros e (iii) que o uso indevidos dessas informações é ilegal, podendo resultar em sanções administrativas, cíveis e criminais.
  • restringir o relacionamento com acionistas e com o mercado de capitais a colaboradores autorizados;
  • sempre observar normas e regulamentos aplicáveis.


Concorrentes


A CR2 evita todas as ações que possam ser interpretadas como anticompetitivas, monopolistas ou, de qualquer forma, contrárias às leis internacionais, nacionais ou locais que controlam as práticas competitivas de mercado. É nosso compromisso:


  • respeitar concorrentes e seus produtos;
  • não conseguir de forma imprópria segredos comerciais ou outras informações confidenciais de nossos concorrentes;
  • relacionar-se com colaboradores de empresas concorrentes com respeito e observando as normas legais.


Entidades Públicas e Orgãos Governamentais


Mantemos um bom relacionamento com as autoridades locais, de âmbito municipal e estadual: prefeituras, órgãos de licenciamento urbano e ambiental, delegacias especializadas, entidades governamentais, agentes da administração pública e terceiros envolvidos de forma direta ou indireta no desenvolvimento de nossas atividades, respeitando as leis, normas e regulamentos e cumprindo com nossos deveres.

Parceiros


Consideramos nossos empreendedores como parceiros e nosso relacionamento está pautado na imparcialidade e transparência. Assim, da mesma forma que respeitamos a confidencialidade das informações e estabelecemos relacionamentos isentos de favorecimentos , esperamos o mesmo de nossos parceiros.

Sindicatos


A CR2 preza pelo relacionamento com entidades sindicais, respeitando a livre associação de seus colaboradores e a negociação coletiva, reconhecendo a sua legitimidade e cumprindo os acordos coletivos.


RELAÇÕES COM A MÍDIA


É dever de todos os colaboradores e prestadores de serviços zelar pela imagem e reputação da CR2, uma vez que a informação divulgada pelos veículos de comunicação é muito importante na formação da imagem da CR2. Por essa razão, deve ser objeto de cuidado e trabalho centralizado para garantir a adequada percepção. Assim, todo contato profissional com qualquer órgão de imprensa deverá, obrigatoriamente, ser realizado pelo Diretor Financeiro ou colaboradores por ele autorizados, não sendo permitido a nenhum colaborador conceder qualquer tipo de entrevista ou consentir tomada de imagem sua ou de seu local de trabalho, seja em vídeo, fotografia ou qualquer outra maneira de registro visual, sem a necessária autorização.


SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO


Confidencialidade


Todas as informações comerciais, técnicas, estratégicas e profissionais que dizem respeito à CR2, seus clientes e/ou parceiros devem ser tratadas com a devida confidencialidade, tendo em vista que, seu uso impróprio, divulgação ou revelação antecipada, poderá implicar em riscos e/ou prejuízos a imagem e resultados da CR2. Assim, a informação, seja no formato físico, eletrônico ou oral deve ser corretamente tratada na forma da legislação vigente e protegida, sendo obrigação dos colaboradores:


  • não divulgar ou compartilhar informações confidenciais (planos de negócios, de prospecção, dados de clientes, etc) com outros colaboradores ou terceiros que não necessitem de tais informações para o desempenho de suas atividades, independente do meio, seja impresso, eletrônico ou oral;
  • o sigilo das informações de clientes e acionistas é de responsabilidade de todos os colaboradores, sendo proibido o repasse das informações a terceiros sem a devida autorização;
  • não enviar padrões/formulários da CR2 para uso próprio e/ou de terceiros não vinculados à CR2;
  • não permitir o vazamento de informações confidenciais, privilegiadas ou de clientes;
  • as empresas parceiras selecionadas devem concordar em manter a confidencialidade e a segurança dos dados de nossos clientes, protegendo a informação contra acessos não autorizados, uso ou revelação de dados, limitando a utilização dos dados ao propósito acordado;
  • a CR2 deve exigir obrigações contratuais de seus parceiros para que respeitem as informações de clientes, adotando políticas de privacidade e confidencialidade.


Recursos de TI


A CR2 fornece todos os subsídios de tecnologia necessários para que o colaborador exerça da melhor forma possível suas atividades diárias, devendo ser observados os seguintes preceitos:


  • é de responsabilidade de cada colaborador zelar por todos os recursos de TI fornecidos pela CR2;
  • o acesso à rede, internet ou sistemas disponibilizados pela empresa é realizado através de um identificador (login) e senha que são pessoais e intransferíveis, sendo esporadicamente atualizados;
  • o acesso a sistemas, soluções e internet é controlado por ferramentas exclusivas e monitorado periodicamente pela equipe de Segurança da Informação. Qualquer necessidade específica será avaliada pela área de Segurança da Informação;
  • não é permitida a utilização de programas ou sistemas para download de arquivos, músicas, vídeos, chats entre outros (exceções serão tratadas pontualmente com a aprovação do gestor e da área de Segurança da Informação) ou qualquer outro programa ou sistema que não esteja licenciado pelo seu autor;
  • é vedada a utilização de sistema de correio eletrônico para a transmissão de mesnagens que:
  • contenham declarações difamatórias e linguagem ofensiva;
  • possam trazer prejuízos a outras pessoas;
  • sejam hostis e/ou inúteis;
  • sejam relativos a "correntes" ou contenham conteúdos pornográficos e impróprios;
  • possam prejudicar a imagem da organização, bem como de outras empreasas; e
  • sejam incoerentes com as políticas corporativas adotadas.
  • as informações da rede da empresa são armazenadas em cópias de segurança (backups) e as informações contidas no disco (C:) são de responsabilidade do próprio usuário e não possuem backup;
  • é vedada a utilização de pen drive e CD-ROM nos computadores da empresa (exceções serão tratadas pontualmente com aprovação do gestor da área de Segurança da Informação);
  • é expressamente proibido apresentar-se e/ou manifestar-se em redes sociais e/ou outros canais de comunicação utilizando o nome da CR2; e
  • A política de segurança de rede de computadores da empresa engloba todos os funcionários e prestadores de serviços, incluindo trabalhos executados externamente ou por terceiros que utilizem o ambiente de processamento ou acesso a informações pertencentes à CR2, encontrando-se publicada na intranet da empresa e disponível a todos os colaboradores, sendo obrigatória sua leitura.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Os gestores, além de ler, compreender, cumprir e fazer cumprir o Código de Conduta, têm como obrigação dar o exemplo para seus subordinados.


É responsabilidade de todo colaborador consultar seu superior imediato para situações que exijam solução ou orientação adicional, a fim de assegurar que tanto a forma como o conteúdo do Código de Conduta da CR2 sejam preservados.


Embora o objetivo deste Código seja atender à maioria das situações envolvendo questões relacionadas à ética em nossas atividades, novas situações podem surgir, sendo necessária a definição da regra e atualização do Código de Conduta.


Última Atualização em 26 de Setembro de 2013